A classificação de itens é um sistema que tem por objetivo organizar os dados de acordo com suas características e finalidades. Existem várias formas de se classificar os seus dados, e a escolha do sistema de classificação pode variar dependendo do objetivo.
Alguns exemplos de classificação de material comuns incluem:
- Classificação ABC: divide os materiais em três categorias com base em seu valor financeiro ou uso, onde a categoria A inclui os materiais mais caros ou mais utilizados e a categoria C inclui os materiais menos valiosos ou menos utilizados. Trata-se de um agrupamento normalmente aplicado para itens de estoque, movimentados, por exemplo.
- Classificação por grupos: organiza os materiais em grupos de acordo com sua finalidade ou função, como materiais de escritório, materiais de limpeza, equipamentos de proteção, entre outros.
- Classificação por famílias: agrupa os materiais de acordo com suas características ou propriedades comuns, como materiais elétricos, materiais mecânicos, materiais químicos, entre outros.
- Classificação por ciclo de vida: organiza os materiais em fases do ciclo de vida do produto, desde a matéria-prima até a disposição final, incluindo produção, uso e descarte.
- Classificação por compatibilidade: classifica os materiais de acordo com sua compatibilidade com outros materiais, especialmente em processos químicos ou de fabricação.
Lembre-se de que a escolha da classificação de material deve ser baseada nas necessidades específicas da empresa e no setor em que atua, buscando sempre uma organização clara e eficiente dos materiais.
Quando se trata de classificação por grupos, normalmente suas estruturas são orientadas ou pela função ou aplicação dos itens, e assim foram criados alguns padrões com objetivos de uso internacional, sendo que os mais comuns são:
- UNSPSC (Classificação de Produtos e Serviços das Nações Unidas): é um sistema global de classificação de produtos e serviços utilizado por empresas e governos em todo o mundo. A UNSPSC possui um conjunto de códigos que abrangem diversas categorias de produtos e serviços, incluindo materiais indiretos.
- eClass (Classificação Eletrônica): é um sistema de classificação de produtos e serviços baseado em uma estrutura hierárquica de níveis e subníveis. A eClass foi desenvolvida na Europa e é amplamente utilizada por empresas do setor industrial.
- ECCMA (Associação para Gestão e Controle de Ativos Eletrônicos): é uma associação internacional que promove o uso de padrões de dados para a gestão de ativos. O ECCMA desenvolveu uma classificação global de materiais (GMCL – Global Material Classification) que abrange diversos setores e tipos de materiais.
- GPC (Classificação Global de Produtos): é uma classificação de produtos desenvolvida pela GS1, uma organização global de padronização. A GPC possui um conjunto de códigos que abrangem diversas categorias de produtos, incluindo materiais indiretos.
É importante ressaltar que a escolha do padrão de classificação de materiais e serviços deve ser baseada nas necessidades específicas da empresa e no setor em que atua, assim como o objetivo desejado.
Nós da Astrein prestamos consultoria para ajudar sua empresa a analisar e definir qual estrutura de categorização mais é aderente às necessidades de seu negócio, área, empresa.
Quer saber mais, entre em contato pelo email contato@astrein.com.br ou pelo WhatsApp (11) 28245148