Solicitação de cadastro sem usar um formulário orientativo com campos obrigatórios poderão gerar retrabalhos, duplicidades e erros na criação de itens.
Pedir um cadastro sem informar as características importantes de um item tornam o processo improdutivo, com retrabalhos e muitos riscos. No primeiro momento você pode achar que seria uma vantagem deixar um campo texto para o solicitante escrever o que ele precisa, mas depois isso irá gerar dúvidas de quem terá que criar o cadastro, ou pior, será criado uma descrição parcial, genérica, ou duplicada pois usou-se de dados diferentes para descrever um mesmo item.
A melhor prática, de um sistema especialista em Cadastro de dados mestres, é assegurar uma descrição técnica com informações chaves para poder comprar um item no mercado, e esta nasce de quem precisa do item. Não é possível ignorar informação técnica chave que pode ser crucial e esta deve ser conforme o padrão de descrição de cada item. Assim, se estivermos falando de uma lâmpada, precisa-se saber o modelo, o bulbo, a cor, a potência, a voltagem, a base, no mínimo para obter um item inequívoco e com descrição única.
Ex.: Formulário orientativo com campos orientativos para solicitação de criação de item:
Não ignore seus cadastros, a discrepância entre o que você cadastra e o que você deseja comprar, pode ser a diferença em seus custos.
Outro diferencial importante é que o sistema ajude a evitar duplicidades já na origem, indicando itens iguais quando se faz uma solicitação, para não deixar para o cadastrador esta atividade manual.
Pratique esta dica para melhorar todo seu processo. Utilize formulários orientativos para que a solicitação nasça completa.
A Astrein tem o sistema especialista que você precisa para garantir a criação e a manutenção com qualidade de seus dados mestres, de seus cadastros.