Projeto FAST no Grupo Agis – Padronização, Catálogo e Governança
Projeto de criação de base com 28 mil itens com compra de itens de Catálogo Astrein, saneamento e governança de cadastros.
O Grupo Agis reúne, sob a holding Agrocap Participações, empresas cujos segmentos de atuação são complementares e sinérgicos. A Construtora Ferreira Guedes, é detentora de um vasto acervo técnico em infraestrutura no Brasil – que abrange obras ferroviárias, rodoviárias, portuárias, hidráulicas, de saneamento, industriais e edificações. A ADtranz, especializada em sistemas de energia, telecomunicações, automação, ventilação, com ênfase no segmento metro ferroviário e a empresa Territorial São Paulo, dedicada a exploração de agregados para a construção civil.
Projeto Astrein
Visando melhoria em seu processo de suprimentos, o Grupo Agis identificou necessidade de padronizar e organizar o seu banco de dados de produtos e serviços e, diante desta demanda, prospectou no mercado empresas com sólido conhecimento nesse tipo de serviço. Em 2019, a Astrein foi escolhida para dar início ao projeto.
Foram saneados cerca de 5.700 produtos do banco de dados existente, comprados e adaptados mais de 15.000 produtos/serviços do banco da Astrein e criados mais de 8.000 itens de serviços. Nesta fase, foram feitos diversos serviços de integração entre a plataforma SSA-CAD e o ERP utilizado pelo Grupo Agis.
Após a consolidação da base cadastral de 28.000 itens, iniciou a fase de Governança de Cadastros de Materiais e Serviços. Nesta etapa, uma nova solicitação de cadastro de produto ou serviço é disparada pelo time Agis e a equipe Astrein fica responsável pela inclusão, validação técnica e integração ao ERP do Grupo, tornando o item disponível para a utilização no processo aquisitivo.
Benefícios
O processo de aquisição inicia-se no cadastro dos produtos/serviços. Logo, um cadastro bem feito evita diversos potenciais erros ao longo do processo de aquisição da empresa. Com a implantação da central de cadastros na Agis foram obtidos diversos benefícios, como descrição completa e padronização para todas as famílias de materiais e serviços, correta classificação NCM, descrição técnica robusta e de fácil entendimento pelo mercado fornecedor. O processo ganhou agilidade e os usuários estão contentes com a mudança.